domingo, 21 de fevereiro de 2010

DOMINGOU (continuando ...)

Sim, as resenhas são livres ... não precisam se prender aos cânones conceituais do que/de como TEM QUE SER uma resenha.





Mas, eu estava dizendo que domingo é um dia especial para andar, perambular e deambular na cidade.



"Mais uma vez é domingo/ naturalmente eu me vingi/ vou me espalhar por aí" (Chico Buarque)



Domingo é dia de vingança; pela manhã, as pessoas, nas cidades, exibem (com alguma arrogância no olhar e no trajar) essa vingança. Vingança contra quem? Contra o sistema opressor, contra a luta de classes nesse instante de trégua, contra o patrão ....



Em cada cidade, as pessoas se vingam como podem. Lembro-me que, há 30 anos, quando estive pela primeira vez em Curitiba (capital do Paraná) era um dia de domingo. Antes, fazia oito dias, estivera no Rio de Janeiro (Copacabana, Zona Sul ...). À beira mar, os corpos são exibidos como podem e como não podem. Distante do mar (Curitiba), também. No Rio, toda nudez (não castigada) nas calçadas, bares,ônibus e também na areia da praia. Em Curitiba, bermudas (homens) e shorts (mulheres) nas calçadas, ônibus, bares e restaurantes.



Duas cidades diferentes, mas um mesmo sentimento de vingança ... de "se espalhar por aí"



Amanhã, segunda, retomaremos os assuntos postados ontem, sábado, e mais algumas novidades.



Um bom domingo.



Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário